Estudantes revitalizam áreas verdes em Itapetinga

Foto: acervo pessoal

Estudantes do Ginásio Agro Industrial de Itapetinga, no município de Itapetinga (571 km de Salvador), estão revitalizando áreas verdes no entorno da unidade escolar. A atividade multidisciplinar envolve a construção de uma horta e de um jardim, com reciclagem de pneus, a partir do projeto Saúde na Escola em Ação, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Com isto, os espaços estão sendo ressignificados ao mesmo tempo em que se promove a consciência socioambiental e o cuidado com o patrimônio escolar.

Localizada no fundo do ginásio, a horta está sendo preparada, já tendo sido feita a limpeza e a colocação de adubo orgânico, para que, brevemente, sejam jogadas as sementes de coentro, cebolinha, alface, tomate, couve e abóbora, entre outros legumes e hortaliças, que servirão para uso na alimentação escolar. As etapas seguintes de colheita e irrigação estarão a cargo dos próprios alunos.

“A iniciativa da horta é muito bacana porque, através dela, revitalizamos a área da escola, tornando o ambiente mais agradável e sustentável. Além disso, teremos produtos orgânicos em mãos, para uma alimentação saudável, contribuindo para o bem da nossa saúde”, declara o estudante Mateus Rocha, 18 anos, 2º ano.

O jardim, por sua vez, é o que mais anima os alunos que, como Kayane Queiroz, 16 anos, 2º ano, ficaram responsáveis pela criação do espaço. “Estou achando maravilhoso participar desta ação que vai deixar a nossa escola florida, colorida e agradável. Vai ficar tudo muito lindo”, entusiasma-se. A aluna revela, ainda, que os pneus usados como canteiros são recolhidos por eles nas borracharias da cidade.

A professora, Rosineide Malta, explica que o objetivo principal do projeto de revitalização da área verde da unidade escolar é promover o protagonismo estudantil. “Buscamos trabalhar com os nossos alunos a conscientização ambiental, de forma multidisciplinar, criando neles o senso do cuidado com o seu ambiente escolar. Percebo que, desde então, os estudantes tomam conta da escola com a propriedade do pertencimento”. Além disso, destaca a educadora, à medida em que eles tiram os pneus em desuso do meio ambiente, e os transformam em canteiros, estão contribuindo na luta contra o mosquito Aedes aegypyt.