Estudantes participam de desfile pela Independência da Bahia

Palavras-chave:
Mais de 600 estudantes da rede estadual de ensino do Recôncavo Baiano participam do desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia, neste sábado (25/06), em Cachoeira, quando o Governo da Bahia é transferido, simbolicamente, para o município. O dia 25 de junho marca o início da luta pela independência baiana, e conta, na sua programação oficial, com a apresentação de nove escolas estaduais dos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Cruz das Almas, que desfilarão com suas fanfarras pelas ruas da cidade histórica.
 
A participação dos estudantes no desfile cívico tem como objetivo explorar o potencial educativo através da arte musical instrumental, expressão corporal e disciplina de grupo. As fanfarras, além de elemento agregador, promovem o bem estar da coletividade, elevando a autoestima escolar e das comunidades. 
 
“A Secretaria da Educação vem buscando alternativas e implementando ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais, reconhecendo que as fanfarras despertam o olhar e a sensibilidade do indivíduo para o trabalho participativo e em grupo”, considera Rowenna Brito, coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado.
 
Decreto - A cidade de Cachoeira é transformada em sede do Governo da Bahia, no dia 25 de junho, para simbolizar o dia em que moradores do local iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, cuja batalha final se deu no dia 2 de Julho. A mudança da sede do governo foi aprovada pela Lei nº 10.695, de 2007, e ocorre há nove anos consecutivos.
 
Escolas participantes - 
 
Cachoeira: 
 
Colégio Estadual de Cachoeira
Escola Edvaldo Brandão Correia
Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro
Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia Cachoeira (Povoado de Capoeiruçu)
 
Maragogipe: 
 
Colégio Polivalente de Maragogipe
Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck
 
Muritiba: 
 
Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga
 
São Félix: 
 
Colégio Estadual Rômulo Galvão
 
Cruz das Almas: 
 
Colégio Estadual Doutor Lauro Passos

Notícias Relacionadas