A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. O tema escolhido é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento. As práticas que educam e a leitura abrem a discussão entre o coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes.

Programação

A Jornada Pedagógica traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes.

Orientações

A Secretaria da Educação apresenta orientações para a implantação de ações pedagógicas nas unidades escolares, durante o ano letivo de 2016.

Instrumentos

Os instrumentos disponibilizados são sugestões. O/A professor/a tem autonomia para estruturá-lo de forma que atenda a sua prática pedagógica e as necessidades de aprendizagens dos/as estudantes.

A avaliação da Jornada Pedagógica 2016 deverá acontecer de forma coletiva e o instrumento "Avaliação do Encontro" preenchido ao final de cada turno, do último dia da Jornada Pedagógica, para consolidação e posterior envio aos NRE, até o dia 15 de fevereiro de 2016. Os NRE deverão encaminhar o instrumento de avaliação com os dados consolidados de todas as unidades escolares para a Secretaria da Educação, para o e-mail: jornadapedagogica2016@educacao.ba.gov.br, até o dia 29 de fevereiro de 2016.

Material de divulgação

Baixe aqui os materiais de divulgação da Jornada Pedagógica 2016.

Telefones: (71) 3115-8959 / 3115-1383 / 3115-9187
E-mail: jornadapedagogica2016@educacao.ba.gov.br